Ambiente

O bairro de Intermares está inserido numa região muito privilegiada, pois os seus limites fazem fronteira com diversas áreas de proteção ambiental, como: mata atlântica, reserva marinha, manguezal e barreiras de corais. Na foto abaixo pode-se ver vegetação de mangue.

Maceió do rio Jaguaribe, que faz a divisa entre o bairro
de Intermares e o bairro do Bessa, visível ao fundo



Logo do Projeto Tartarugas Urbanas
da Associação Guajiru
A praia de Intermares é muito conhecida, nacional e internacionalmente, por ser uma importante reserva marinha, onde as tartarugas marinhas são a espécie mais conhecida. É nas areias da praia desta reserva que as tartarugas colocam os seus ovos.

A ONG Guajirú desenvolve uma atividade extremamente importante na proteção destes répteis, quer seja na proteção dos ninhos, quer seja na recuperação das tartarugas doentes ou feridas que dão à costa.







A ONG também proporciona, a quem quiser assistir, acompanhar o nascimento de tartarugas marinhas. Paralelamente dá palestras sobre o ciclo de vida destes misteriosos animais, às quais assistem dezenas de turistas. A sede da ONG Guajirú fica no Bar do Surfista, que como o nome sugere é o local de encontro dos surfistas da região.
 
Tartaruga-de-pente adulta
Nome científico: Eretmochelys imbricata
Fonte: Projeto TAMAR
 


Publicado em: 27/10/2012
Atualizado em: 27/10/12